quinta-feira, 14 de abril de 2011

O Coração de Atleta do patinador

E aí galera! Vamos ao momento ciência! hehehe!
Outro dia um rapaz me disse que a patinação de velocidade era o esporte com o maior "coração de atleta". Eu não entendi de cara, então fui procurar. Eis o que eu descobri:

 A Síndrome do Coração de Atleta acontece com muitos atletas de alto rendimento, é uma hipertrofia no coração, causada pela longa duração das contrações musculares, que o fazem inchar; e também pelo tanto de oxigênio necessário pra treinos de longas distâncias, que dilata os vasos sanguíneos e artérias. Com essas adaptações, o coração passa a bater mais de leve, pois o sangue circula com muita facilidade.
 A síndrome não causa nenhum dano ao atleta. Muito pelo contrário, foi comprovado que os que possuem essa dilatação têm um rendimento melhor e fazem menos esforço para oxigenar o sangue, porque o coração naturalmente bombeia mais sangue em menos tempo.

Aqui o trecho de uma reportagem antiga do New York Times:

[...]
A preocupação com os atletas, Kolata escreve, é se o coração é muito grande porque o atleta tem cardiomiopatia hipertrófica (CMH) ou se o coração dilatado é uma adaptação ao treinamento cardiovascular intenso. Drs. Malissa Madeira e Aaron Baggish (Massachusetts General Hospital, Boston), ela relata, decidiu examinar essa questão, voltando sua atenção para os patinadores de velocidade. Embora os corações dos patinadores fossem ampliados, quando em repouso, o coração estava relaxado ", batendo muito menos vigor do que o coração das pessoas sedentárias."



"Era quase como se estivessem hibernando", Wood disse ao Times. "Mas quando eles correram, seus corações realmente se contraíram" Quando os atletas tiveram um ritmo de treinamento e competição, seus corações se encolheram.

http://www.theheart.org/article/880795.do



Haha! É isso aí. Esporte melhor que esse? Não teem!
;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário